Imprensa e Mídia

02/07/2024

Empresas de MT escalam funcionários como influenciadores para promover marcas

Empresas de MT escalam funcionários como influenciadores para promover marcas

Uma pesquisa da Charity RX mostrou que a geração Z recorre mais ao TikTok e YouTube do que a profissionais formais para se informar, um cenário que gerou um novo perfil profissional, o de trabalhadores que são “promovidos” a influenciadores para divulgar marcas e atrair novos talentos. Esse tipo de programa, inclusive, já chegou a Mato Grosso e ganhou adesão de empresas de grande porte.

Estratégias como essa já foram adotadas por marcas como Riachuelo, Nestlé, Pepsico, Claro e Unilever, que têm a necessidade de alcançar não só o público interno, mas também comunidades locais através dos micro influenciadores. Essa tática tem sido usada para atingir as “pessoas comuns”, através dos porta-vozes que são os próprios colaboradores.

Entre as principais funções desses influenciadores está a divulgação das ações internas, além da promoção das atividades externas da empresa. Como agentes de comunicação, eles compartilham informações como programas de treinamento, benefícios, eventos e iniciativas com os colegas de trabalho. O objetivo é não só criar um sentimento de pertencimento entre os colaboradores, como também atrair novos clientes e parceiros de negócios, fortalecendo a reputação da empresa no mercado.

Luan Dutra é analista administrativo comercial da Fiagril e participou do programa “Influenciadores”, na primeira edição, em 2023, junto com mais sete colaboradores. Ele recebeu treinamento para aprender a lidar com as redes sociais e apoio com equipamentos para a produção de conteúdo. “Não foi uma tarefa fácil pensar em conteúdos diferentes toda semana, mas foi gratificante. Tive um retorno também para a minha carreira, pois fiquei mais conhecido pelos colegas de empresa”.

Quem também participou do programa foi o gerente Técnico e de Serviços, Talis Melo Claudino. Para ele, fazer parte desse time o ajudou em sua vida pessoal, além de possibilitar um retorno profissional. “Foi uma experiência incrível e inovadora. Mesmo sendo mais introvertido, consegui compartilhar aspectos do meu dia a dia na companhia e aprendi a criar conteúdo de alta qualidade”.

A diretora de Gente & Gestão da Fiagril, Dioneia Canci, explica que uma das principais funções dos influenciadores é a divulgação das ações internas da empresa. “Eles atuam como agentes de comunicação, compartilhando informações sobre programas de treinamento, eventos, benefícios e outras iniciativas importantes com os colegas de trabalho. Essa comunicação efetiva fortalece o engajamento dos colaboradores e cria um senso de pertencimento, contribuindo para um ambiente de trabalho mais produtivo e colaborativo”.

O programa Influenciadores Fiagril foi criado em 2023 e é realizado uma vez por ano. As inscrições para a participação da atividade em 2024 estão abertas e será realizada premiação para os funcionários que se destacarem como influenciadores digitais da empresa. São oito meses de trabalho, com direito a cursos e reuniões para auxiliar na produção das postagens, que vão além de fotos para o Instagram.

“Ao se tornarem influenciadores, essas pessoas têm a oportunidade de aprimorar habilidades como a comunicação e liderança, além de expandir seu networking. Eles adquirem novos conhecimentos e ainda se tornam exemplo para os demais colaboradores, o que faz parte da nossa cultura de aprendizado e crescimento dentro da companhia”, enfatiza Dioneia Canci.

 

FIAGRIL
Há 36 anos a Fiagril é referência no fornecimento de insumos agrícolas, na assistência técnica ao agricultor, na originação de grãos e na produção de biodiesel. Com filiais nos estados de Mato Grosso, Tocantins, Rondônia e Pará, a empresa mato-grossense realiza negociações com mais de 10 países, principalmente por meio de transações com a Ásia.

Leia também

GREEN VENTURES

Fiagril migra operações do setor para nova marca e projeta crescimento em biodiesel. A Fiagril ampliou seus investimentos […]

Leia mais

Com faturamento de R$ 1,8 bi em vendas de insumos, Fiagril divulga Relatório de Sustentabilidade

Com balanço positivo no último ano, quando a empresa registrou faturamento de R$ 1,8 bilhão apenas com a […]

Leia mais

TENDÊNCIA DE MERCADO

Empresas de MT escalam funcionários como influenciadores para promover marcas Uma pesquisa da Charity RX mostrou que a […]

Leia mais

Fiagril anuncia novo Diretor de Vendas e Marketing

A Fiagril, empresa referência no fornecimento de insumos agrícolas e assistência técnica para os produtores rurais, anunciou seu […]

Leia mais