Imprensa e Mídia

29/02/2024

OPINIÃO

Persistência e crescimento: 20 anos construindo carreira na Fiagril

Henrique Mazzardo

Em um mercado cada vez mais dinâmico, em que histórias de longevidade ficam ainda mais raras, chego em 2024 com um fato ainda mais especial para comemorar. Lá em 2004, quando comecei a dar meus primeiros passos na Fiagril, logo percebi que aproveitar o que a companhia oferece seria essencial para alcançar uma carreira sólida. Hoje, 20 anos após o início dessa trajetória e como CEO da empresa, sinto que cada escolha, cada renúncia e cada dia de dedicação foram extremamente importantes.

Escolhi trilhar um caminho de forma bem específica, sabendo dos desafios que iria encontrar e ciente da capacidade que tinha para superá-los. Me inseri em um ciclo de fortalecimento profissional, pelo qual a empresa apresentava as oportunidades, eu absorvia os aprendizados e focava no resultado que quero chegar. Ao fim, a cada etapa vencida, novas portas também se abriam, ativando uma forma de querer entender mais as particularidades do negócio.

No mercado brasileiro, a Fiagril está, sem dúvida alguma, entre as companhias que dão ao trabalhador a oportunidade de construir uma história de continuidade. Agora, com um plano de expansão em andamento, a tendência é que essa característica seja intensificada. A ampliação da área de atuação no mercado, junto com a criação de novas lojas, deve ocorrer com uma base sólida de pessoas e estrutura organizacional.

Somado a isso, está em execução um processo de digitalização, com a implantação de ferramentas que garantam celeridade, efetividade e auxiliem na busca por soluções modernas.  É nesse cenário que, para aqueles que desejam construir uma história longeva na Fiagril, é necessário agarrar aquilo que se apresenta como opção e fazer dessas oportunidades chaves para abertura de novas portas.

Para esses, deixo como dica algo que me ajudou muito ao longo desses anos, que é aplicação da dose correta de paciência e persistência. Sem esses dois atributos, é quase certo que o profissional, fatalmente, tenha uma carreira de curtos períodos em cada empresa que passar. Nesse contexto, mesmo com toda especialização é, praticamente, impossível conseguir participar de projetos que são desenvolvidos pensando a longo prazo.

A curiosidade também pode ser uma importante aliada na construção de uma carreira duradoura. Obviamente, isso deve ser utilizado de maneira equilibrada e não invasiva. Particularmente, enxergo que estamos em um momento em que as pessoas apresentam pouco interesse em passar da segunda página. Algumas pessoas preferem atuar superficialmente ou, quando alcançam determinado patamar, abraçam como suficiente.

E essa inquietude para aprender é importantíssima para quem quer realmente continuar crescendo e se desenvolvendo. A partir do momento que o trabalhador se acomoda, ele corre um grande risco de cair na armadilha de ficar por anos fazendo a mesma coisa. Acredito que quem é curioso, na medida certa, naturalmente terá maiores possibilidades de trilhar um caminho de aprendizado mais prazeroso.

Por fim, devo dizer que chego nessa marca de 20 anos de Fiagril extremamente orgulhoso do caminho traçado e de tudo que foi construído nesse percurso, juntamente com as pessoas que trabalharam e continuam trabalhando junto comigo. Os desafios enfrentados, as etapas vencidas, as conquistas alcançadas, os projetos desenvolvidos, são símbolos de uma trajetória profissional vitoriosa, que também é compartilhada com todo o time Fiagril.

E, olhando para o futuro, o que me deixa ainda mais entusiasmado é o desafio de manter a empresa crescendo e oferecendo condições para que histórias de carreiras semelhantes continuem acontecendo em nosso ambiente, gerando um universo de possibilidades de crescimento e contribuição.

Henrique Mazzardo é CEO da Fiagril

Leia também

OPINIÃO

Persistência e crescimento: 20 anos construindo carreira na Fiagril Henrique Mazzardo Em um mercado cada vez mais dinâmico, […]

Leia mais

Forbes Agro100 2023: O ano das maiores empresas do agronegócio brasileiro

Conheça os destaques do agro da lista Forbes de 2023, um retrato da pujança do setor, mesmo em […]

Leia mais

Anuário Melhores Do Agro

A empresa ficou em 3º lugar na categoria Produção Agrícola, em 7º entre as principais do Centro-Oeste e […]

Leia mais

Confia Fiagril

Produtores rurais agora podem fazer assinatura eletrônica utilizando aplicativo Com o objetivo de colocar informações de qualidade na […]

Leia mais