17/11/2017

Fundador da Fiagril está entre os 100 nomes mais influentes do agronegócio brasileiro

Fiagril 30 anos

No ano em que a Fiagril completa 30 anos de fundação, o presidente do Conselho Administrativo e fundador da empresa, Marino Franz, aparece na lista dos 100 nomes mais influentes do agronegócio do Brasil, de acordo com a revista Dinheiro Rural.

A Fiagril surgiu do sonho de seu fundador, o técnico agrícola catarinense Marino Franz, que com poucos recursos e muita força de vontade ergueu um império e se tornou uma personalidade no mundo da agroindústria.

Quando chegou em Mato Grosso, Marino não conseguia desgrudar os olhos do saco vermelho de adubo onde estava tudo que possuía na vida: suas roupas e algum dinheiro que serviria, mais tarde, para iniciar o negócio na pequena e ainda desconhecida Lucas do Rio Verde. As histórias se fundiram e hoje, 30 anos depois, é difícil falar de Fiagril sem falar de Lucas do Rio Verde e vice-versa.

“Eu tinha mais vontade do que condições financeiras. Os únicos funcionários éramos eu e minha esposa Mirna que fazíamos tudo dentro da empresa. Foi uma época difícil, mas muito bonita”, conta Marino Franz.

“Apesar de todas as dificuldades, a Fiagril sempre conseguiu se reinventar até porque não é fácil manter uma empresa ao longo da história e das crises financeiras que tivemos que enfrentar. Mas conseguimos manter no nosso DNA a mesma força e atenção aos nossos clientes, nos mantendo presente no dia a dia dos produtores, levando produtos e serviços de qualidade. O grande segredo é fazer o diferente, é trabalhar e se arriscar”, conclui Franz.

A Fiagril foi fundada em 1987 e desde então não parou de crescer e de ampliar seus negócios.

Hoje já conta com 27 unidades em Mato Grosso, Amapá e Tocantins. É referência no setor de agronegócio, em especial no fornecimento de fertilizantes, defensivos e serviços para o setor agrícola e também na originação de grãos, produção e comércio de sementes e fabricação de biodiesel.

Em 2016, a Fiagril acertou a participação da empresa chinesa Hunan Dakang Pasture Farming Co. Ltd., controlada pelo PengxinGroup.

“Para nós, o nome do presidente do Conselho ser reconhecido nacionalmente é motivo de orgulho e de estímulo para que continuemos buscando a excelência em nossos negócios”, afirma Carlos Kempff – CEO Fiagril.

“Marino é um homem visionário que buscou sempre estar à frente do seu tempo e fazer a diferença no agronegócio brasileiro. Buscou investidores em diversos países e conseguiu fazer com que a Fiagril se destacasse no cenário nacional. Marino deve ser exemplo para nós da Fiagril e para todo o país”, finalizou Kempff.