Sexta-Feira, 08 de Junho de 2018, 16h:14 | Tamanho do texto A - A+

Fiagril abre novos mercados

ceo-fiagril.jpg

 

Na busca por reestruturação e abertura de novos mercados para Mato Grosso, a Fiagril anunciou na última semana o nome de seu novo CEO, o executivo Luiz Gustavo Silva. A empresa atua como trading nas áreas de grãos, revenda de insumos e fabricação de Biodiesel com sede em Mato Grosso. 

Luiz Gustavo é ex-presidente da Bombril e ex-diretor da RK Partners, empresa especializada em reestruturação de empresas, e assumiu a presidência da Fiagril no último dia 29 de maio, com o desafio de dar uma nova direção à empresa, extraindo ao máximo as oportunidades que a relação Brasil-China pode proporcionar para seu crescimento e diferenciação no mercado.  Na Bombril, em dois anos de gestão estratégica, realizou um turnaround de mais de R$ 220 milhões em EBITDA e renegociação de R$ 700 milhões em dívidas com fornecedores, instituições financeiras e impostos, completa reestruturação de portfólio de produtos, além de profundo corte de custos em todas as áreas (insumos, operações, logística e overhead). 

A participação majoritária na Fiagril pertence ao grupo chinês Pengxin, controlada desde 2016 pelo braço agrícola do grupo, a Hunan Dakang Pasture FarmingCo. Ltda. No Brasil, a Dakang é dona de 57% da Fiagril e de 53,99% do capital da Belagrícola, revenda de insumos e originadora de produtos agrícolas. Para além do setor de agronegócio, o grupo tem diversos outros interesses nos setores energético, de infraestrutura, portos e ferrovias. 

Até então presidida pelo boliviano Carlos Kempff, que se retira da empresa, mas permanece no grupo Dakang, a Fiagril busca agora iniciar um novo capítulo em sua história, visando o aperfeiçoamento de seus processos internos, modernização, competitividade e a construção de uma nova visão de futuro junto a seus principais clientes, os produtores do Centro-Oeste. 

NOVO CEO

Ao longo dos últimos 25 anos, Luiz Gustavo atuou como executivo de empresas do agronegócio - especialmente no Mato Grosso - logística, aviação comercial, consultoria de reestruturação e, por último, na Bombril, onde operou como Diretor Presidente, sempre entregando resultados significativos durante a sua carreira. 

Luiz Gustavo é formado em Engenharia Química pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), mestre pelo AFIT (US Airforce Institute of Tecnology) em Gestão Logística e pós-graduado em Finance, Investment & Banking. Tem vasto conhecimento em setores correlacionados à reestruturação, transformação cultural e de negócios nas empresas.